Go to Top

Blackwork

Curso de Blackwork – Básico, Médio e Avançado

Blackwork

 

Blackwork é uma arte que utiliza o tecido branco a fios contados (cânhamo, linho, unifil), bordado com linha preta e fios de ouro. Hoje encontramos o bordado em diversas cores e podem apresentar esquemas complexos que utilizam muita atenção e raciocínio.

A História do Blackwork, julgando os achados arqueológicos do Egito, acontece no décimo terceiro século. Muitos historiadores e escritores atribuem sua chegada na Inglaterra por Catarina de Aragão, quando se casou com Henrique VIII, em 1509.

Os principais pontos utilizados no Bordado de Blackwork são o Ponto Médici (também conhecido como Holbein, Running Stitch ou Ponto de Alinhavo) e o Ponto Atrás (Backstitch).

O Ponto de Médicis, também chamado de ponto reto, ou técnica de Holbein, era executada em toda a Europa. Este tipo de bordado, muito conhecido e considerado na Inglaterra e na França, fazia parte das ocupações favoritas das damas nobres e consta que foi levado da Itália para a corte da França por Catarina de Medicis. De lá, Maria Stuart levou-o à Corte inglesa. O ponto Médicis recebeu o nome de Ponto Holbein em homenagem aHans Holbein – pintor alemão, famoso na corte inglesa (1497-1543) – pois retratavam nas pinturas dessa época as características do Bordado de Blackwork nas golas e mangas do vestuário.

Bordado de Blackwork pode ser usado tanto pelo direito como pelo avesso, exige somente atenção para os pontos bordados, executando sempre em dois movimentos, um de ida e outro de volta que se entrelaçam com perfeição.

Blackwork também pode ser usado em qualquer tipo de desenho livre, mas para isso há necessidade de contornar os desenhos e depois preencher com esquema adequado. Os contornos podem ser bordados com ponto haste ou ponto corrente e também consegue ter um efeito de sombreado, densidade – mas para isso há necessidade de escolher esquemas que sejam leves ou pesados, como também trabalhar a quantidade de fios durante sua execução.

® Todos os cursos foram desenvolvidos pela Designer Lee Albrecht e sua utilização e reprodução sem prévia autorização estão sujeitos as Leis vigente no País de Direitos Autorais. copyright@2009 Lee Albrecht.

Grande Promoção!
Até 12 de Junho de 2014